domingo, 7 de fevereiro de 2010

Voluntariado


O Programa Escola da Família constitui-se como um espaço para o exercício da cidadania e uma possibilidade para a ampliação de horizontes culturais das comunidades. Por isso, tem o voluntariado como um de seus pilares.

Atuando no campo da cidadania, o voluntariado aprofunda o compromisso de todos com a coletividade, fortalece as políticas públicas, contribui para ampliar as perspectivas de vida das comunidades, disseminando uma cultura de paz.

Pessoas de diferentes idades, da comunidade ou de empresas, se propõem a realizar, por exemplo, cursos e oficinas, colaboram nas atividades administrativas, entre outras ações. A multiplicidade das atividades oferecidas pelos voluntários é enorme. De acordo com a necessidade da comunidade, elas são rapidamente adaptadas, pois, no Programa Escola da Família, educadores e voluntários, juntos, têm autonomia para a realização das ações.No Programa Escola da Família, a abertura das escolas, aos finais de semana, garante um espaço público que estimula a participação cidadã no desenvolvimento de atividades sociais, possibilita que a própria comunidade possa gerir-se e fomenta sua presença na construção e condução do Programa, aliando forças entre a sociedade civil e o Poder Público. O voluntariado no Programa está regulamentado pela Lei Nº 9.608/98 e a formalização de sua atuação com a assinatura do Termo de Adesão.

Como ser voluntário ?

Voluntário: entre em contato com uma Escola participante do Programa Escola da Família (consulte lista aqui) Empresa: entre em contato com a Coordenação do Programa pelo e-mail escoladafamilia@fde.sp.gov.br
Voluntariado Corporativo
No Programa Escola da Família, além de investir como parceiras, empresas também optam por atuar no voluntariado corporativo, incentivando seus funcionários a dedicarem parte de seu tempo a ações voluntárias nas escolas estaduais, desenvolvendo projetos de diversas naturezas.Em diversas experiências, o voluntariado é um importante segmento nas ações de responsabilidade social das empresas. Nele, todo mundo ganha. Escolas e comunidades ganham fortes aliados para desenvolver as ações do Programa, podendo realizar projetos duradouros e de qualidade. A empresa fortalece seu vínculo com o funcionário, promovendo uma oportunidade para o exercício da cidadania. Além disso, contribui para a busca de soluções de problemas sociais e tem maior reconhecimento de sua imagem. O voluntário se realiza por estar envolvido em um trabalho social e cooperativo, pode adquirir novas experiências, habilidades e descobrir talentos.
Voluntariado e Protagonismo Juvenil
O jovem voluntário também encontra espaço para atuar no Programa Escola da Família. Nesse trabalho, incentiva-se a autonomia e o crescimento pessoal do adolescente, que se envolve em ações solidárias, aprende a lidar com as diferenças, compromete-se com projetos e objetivos comuns. Ao traçar metas e solucionar problemas, o jovem tem a oportunidade de exercer o Protagonismo Juvenil.A comunidade também se beneficia com o voluntariado jovem, que promove transformações, numa relação de confiança e troca de aprendizagens entre gerações. Esse incentivo também se inscreve na Resolução 143/2002, publicada pela Secretaria de Estado da Educação, que dispõe sobre a ação voluntária de estudantes da Rede Estadual, com objetivo de incluir essa experiência no histórico escolar dos alunos.
O que o voluntário pode fazer? Idéias adaptadas da publicação “Como as empresas podem implementar programas de voluntariado”, do Instituto Ethos e Programa Voluntários¹
O voluntário pode ser responsável, ajudar a organizar ou participar, por exemplo, de:
reformas e mutirões de limpeza;
gincanas e eventos;
campanhas;
atividades educativas, como contar histórias para crianças;
entretenimento para diversas faixas etárias;
passeios culturais;
projetos de média duração, atendendo a necessidades específicas da comunidade.
cursos, oficinas e palestras, colocando suas habilidades profissionais específicas a serviço da comunidade;
formação de rede de contatos para articular parcerias para o desenvolvimento de ações e projetos na escola.
Além dessas, muitas outras ações podem ser oferecidas pelo voluntário. Vale lembrar que toda atividade deve ser feita de acordo com as habilidades e competências do voluntário e as necessidades da comunidade. Por isso, é importante que as ações sejam planejadas em parceria com o Educador Profissional do Programa Escola da Família de cada Unidade Escolar.
¹ GOLDBERG, Ruth. “Como as empresas podem implementar programas de voluntariado”. São Paulo: Instituto Ethos e Programa Voluntários, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário